Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/30

Wikisource, a biblioteca livre

5D4 DOM JOAO VI NO BRAZIL

ponto de apoio, d onde em 1806 partira a expedigao da re- conquista, a fallada expedigao de Cadiz, que Rivadavia em Londres e logo- depois Jose Valentin Gomez em Pariz esta- vam encarregados de procurar a todo transe empatar, nego- ciando qualquer proposta de convengao sabre a base da re- nuncia ao ataque, a Hespanha se nao abalangaria a arriscada aventura. Isto quando a escandalosa retengao de Olivenga e a attitude das grandes potencias formando o cenaculo da Santa Alliance e firmemente dispostas a manter a paz ob- tida apoz um longo e cruciante periodo de guerras, consen- tissem que o Rei da Hespanha declarasse guerra ao de Por tugal, nao obstante as suspeitas que as distanciavam.

A posigao da corte do Rio entre a metropole hespa- nhola e a colonia revoltada de Buenos Ayres, ao mesmo tempo que nao era commoda trazia dupla vantagem. Como n outros casos analogos, a sua neutralidade .comportava pro- veitos, buscando as duas parcialidades principaes em con- flicto no Prata alistal-a em seu beneficio exclusive, ja que a situagao geographica, a paz interna, a allianga ingleza, a maior copia de recursos e outras circumstancias davam entao a Portugal na secgao oriental da America do Sul papel e ca- pacidade de arbitro quasi supremo.

() pedido em casamento das duas Infantas portuguezas para o monarcha hespanhol e seu irmao e herdeiro pre sumptive Dom Carlos ( i ) , sabemos que equivalera a uma

(1) O portador officioso do pedido foi o secretario da legaqao portug ueza em Madrid Toaquim Severino Gomes, embarcado com carta do prego no brigue naicional Lcbre. O pe-diido official foi porem apre- senta-do pelo bvrgadeiro general D. Caspar de Vigodet, a quern trouxe a fragata hespanhola La Soledad. Depressa ficou FernaBdo VII viuvo. A. Infanta era de precaria saude. N uma das cartas de Marrocos, de 11 de Marco de 1814, se diz, passamlo em revista a saude da real fa-

milia : : A Sra. Infanta D. Maria Izabel continua nos sens ac-

cidentes ou desmaios, que muito a incommodao ; e teudo ha dias hum, cujo desaocordo Ihe durou por espa^o de 20 minutos."

�� �