Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/310

Wikisource, a biblioteca livre

874 DOM JOAO VI NO BRAZIL

acha-se repetidamente mencionada na correspondencia offi cial do marquez estribeiro-mor. Frustrou-se afinal, segundo a versao dada, porque o physico rachitico e mentalidade apoucada do Principe dissuadiram o Imperador de apres- sar qualquer consorcio, para decidir do qual precisaria tambem receber as informacoes que sobre a Infanta Ihe devia mandar sua filha, ou o novo representante austriaco, ou mais provavelmente alguem da comitiva da Archidu- queza, mais chegado ao circulo intimo da corte e officiosa- mente incumbido d essa missaosinha confidencial e deli- cada.

Espalhou-se depois o boato do consorcio de Dona Isa bel Maria com o irmao do herdeiro da coroa austriaca, mas o barao de Neveu, encarregado de negocios d Austria, disse a Maler (i) estar persuadido de que "pour le moment ce ne pouvait etre qu un desir manifeste par la Princesse Leo- poldine et rien de plus" (2).

Os encargos essencialrnente politicos dados a Marialva, esses eram dos mais importantes para a monarchia portu- gueza. Foi 18160 anno das mais espinhosas negociaqoes re- lativas a Montevideo, o periodo agudo nas relaqoes entre as cortes de Madrid e do Rio de Janeiro por motive da occupagao militar da margem oriental do Rio da Prata. Sa-

��(1) Officio de 10 do Novombro de 1817.

(2) Xevou, prematurainente fallooido, foi quern esteve para casa.r no Hio de Janeiro, sogundo inforina Mavroeos na sua earl a do 1M de I-Vvoiviro do ISIS: "Consta n esta Corlo estar juslo o casainento da filha do Visconde do Rio ! Secco eom o Bauao de iNeveu, Austriaco, e Conselheiro de Embaixada, <iue voio na oceasulo do ti-ansporte >de S. A. K. a Serenissiina Sna. D. Carolina. O Visconde ao principio ropugnou aquelle ajuste : mas S. Maji ostado Ihe mostrou quanto Ihe deveria ser homroso aquelle enlace de sua fillia com o <lito fidalgo, Primo do Principe de Metternich. I^noro se o negoeio vinv a effectuar-se, ma ei que o dita (Barao todos >os dias se apre- senta com o maior explendor o apparato 0111 casa do A r isconde, para fazer corte 1 menina."

�� �