Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/370

Wikisource, a biblioteca livre

934 DOM JOAO VI NO BRAZIL

mais fez, que conste. O seu conselho valia mais do que a sua acgao, e a sua iniciativa era sobrepujada pela sua ten- dencia conservadora. Timorato sempre, faltando-lhe o ha- bito da responsabilidade, habituado como andava a agir por traz dos reposteiros do despacho regio, nem mais soube na velhice mostrar-se energico com relagao aos desvios communs entre o funccionalismo brazileiro e, em especial, as irregu- laridades de que era notoriamente culpado o thesoureiro- mor Targini (visconde de Sao Lourengo), cuja preponde- rancia continuou a vingar em materia de fazenda como no tempo do probo Aguiar.

O renome de Targini chegara a tanto que as denuncias, que em 1817 choveram nas secretarias do Rio para serem apresentadas a El-Rei, accusando todo o mundo brazileiro, politico e social, de ser composto de pedreiros livres (os quaes ate entao se nao tinham visto molestados, fechando o governo os olhos a sua tibieza religiosa por julgal-a com- pativel com o fervor dynastico ( I ) ) sobretudo abocca- nhavam o thesoureiro-mor - "que por todos os principios engrossa a maledicencia e traigao contra a pessoa de Vossa

Magestade e seus direitos, extorquindo os cabedaes

regios de V. M., nao so aqui, como pela sua autoridade es-

��(1) (Prior (o&. tit.) diz eonstar-lhe a existencia ncv interior de uma das melhores egrejas da Bahia de urn retrato de corpo intelro do Principe Regente da Inglaterra com suas insignias magonicas de grao- mostre, ajuntando ser a maconaria muito admirada e s-oguida. Entro os irmaos das trez lojas de Sao Salvador contavam-se, posto que o nao confessassem abertamente, o governador, o arcebispo e as pessoas prin- cipaes da cidade, afora bastantes clerigos. "Os estrangeiros conhecidos como ma (joes, recebom dos iniciado s ,attengoes e carinlios qu& outros ambicionarao em vao."

Mai informado, porque sua demora no Rio foi de dias, pensava Prior que o Principe Regenite, n este ponto acompannado por -alguns ministros e pelas baixas camadas, enxergava a traigao e o jacobinismo uniclos i\ magonaria, quando de facto a tolerancia emanava d eille ou se nao daria.

�� �