Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/563

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 1127

Estas primeiras eleicoes estimularam a rivalidade acal- mada entre os dous grandes partidos e levaram-n os a vir- tualmente definir suas attitudes, de forma que os eleitores fluminenses se reuniram em mas disposicoes de espirito na tarde de 21 de Abril, no edificio da Bolsa, na rua do Sabao, em convocacao extraordinaria para Ihes ser apresentada a lista do ministerio do Principe lugar tenente (i).

A Regencia estava entao imminente. A nova traslada- gao da corte assumia porem proporgSes e circumstancias imprevistas. Commerciantes e capitalistas portuguezes, dos mais importantes e em crescido numero, iam na frota com receio dos successes a vir, realizando sens negocios, carre- gando seus bens, drenando o ouro e valores do Banco e, ao que se propalara, elles e os representantes da administra- gao lirnpando das ultimas migalhas os cofres publicos. Pesava sobre o espirito nacional uma atmosphera de desconfianqa, produzindo uma mal contida irritacao, que por um nada se mudaria em violencia.

Toda reuniao n aquelles tempos pretendia tomar ares de parlamento, e os eleitores do Rio, aos quaes para mais completa imitagao ate se deliberara communicar o pro- gramma do futuro governo, nao se furtaram a fazer vezes de convengao. Xudo Ihes servio de thema de cliscussao, as theses atropellaram-se, os debates acaloraram-se e a breve trecho, depois de ordenar o desembarque dos cofres publicos, reputados a bordo, sob pen a das fortalezas nao deixarem a esquadra transpor a barra, a scssao se declarou em perma- nencia ate que o Rei jurasse provisoria e immediatamente a Constituigao hespanhola de 1812 ideal politico, como a chama Handelmann, de todas as nagoes latinas do meio-dia.

(lj llandeliriann, ob. cit.

�� �