Página:Elementos de Arithmetica.djvu/150

Wikisource, a biblioteca livre
Ir para: navegação, pesquisa


convertidas aonçadão2ons 6oit; escrevem-se 6oltna columna respectiva, e como reservas jnntam-se 2°ns á columna das onças. Assim por diante, tendo sempre em mente a relação entre as subdivisões da unidade principal .

A prova é a mesma da addição dos números inteiros.

Subtracção

182. A subtracção dos números complexos se effectúa do mesmo modo que a subtracção dos números inteiros. Escreve-se o subtráhenão abaixo ão minuenão, ãe moão que as uniãaães ãas differentes classes se corresponãam em columnas verticaes. Subtí'aliem-se as unidades ãe cada uma ãas classes ão subtráhenão ãas unidades ãas classes correspondentes no minuenão. Se em uma classe ão minuendo houver menor numero ãe uniãaães que na classe correspondente ão subtráhenão, junta-se a essa classe uma uniãaãe ãa classe seguinte, decomposta em uniãaães ãa classe ãe que se traia, e ãiminue-se ãe uma uniãaãe a classe seguinte. Se a classe seguinte ou as classes seguintes não tiverem uniãaães, consiãeram-se essas classes como tenão cada uma ã'ellas tantas uniãaães menos uma, quantas bastarem para formar uma uniãaãe ãa classe seguinte, e ãiminue-se ãe uma uniãaãe a primeira classe que tiver uniãaães.

l.° Exemplo :

11 15 4 15 12br 5P 5P Tl 3 8 2 9 Resto.. gbr 7P 2P 61 Prova.. 12br 5P 5P 31

Não se podendo subtraliir 9 linhas de 3 linhas, decompõe-se uma pollegada em 12 linhas, e fica o minuendo tendo 4 pollegadas e 15 linhas. Subtrahindo 9 linhas de 15 linhas, e 2 pollegadas de 4 pollegadas, restam 6 linhas e 2 pollegadas.

Não sendo possivel subtrahir 8 palmos de 5 palmos, decompõe-se uma braça em 10 palmos, e fica o minuendo tendo 11 braças e 15 palmos. Subtrahindo 8 palmos de 15 palmos, e 3 braças de 11 braças, restam 7 palmos e 8 braças.