Página:Elementos de Arithmetica.djvu/167

Wikisource, a biblioteca livre
Ir para: navegação, pesquisa


denominadores, e dividindo o primeiro producto pelo segundo, segue-se que : o quaãraão ãè uma fracção ordinaria se obtém elevanão o numerador ao quaãraão e também o denominador, ãiviãinão depois o primeiro resultado pelo segunão.

Se os termos de uma fracção ordinaria forem números primos entre si, os seus quadrados serão também números primos entre si, e d'alii segue-se que : o quaãraão ãe uma fracção irreductivel ê também uma fracção irreductivel.

203. O producto de um numero decimal por outro, devendo ter na parte fraccionaria tantos algarismos quantos tiverem as partes fraccionarias dos dous factores, segue-se que : o quaãraão ãe um numero decimal tem sempre na parte fraccionaria o ãobro ão numero ãe algarismos que tiver nessa parte o numero dado.

Raízes quadradas dos números

204. Raiz quadrada ãe um numero è o numero que elevado ao qua-ãraão produz o numero dado.

No estudo das raizes quadradas dos números, consideraremos duas partes: Na primeira trataremos das raizes quadradas dos números inteiros ; e na segunda, das raizes quadradas dos números fra-ccionarios.

Raízes quadradas dos números Inteiros

205. O conhecimento da taboada de multiplicação é sufficiente para conhecermos as raizes quadradas dos números inteiros, que, sendo quadrados, tiverem um ou dous algarismos. Esses números são :

1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81 as suas raizes quadradas são :

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Tratemos, pois, de estabelecer o processo para determinai as raizes quadradas dos números inteiros, que, sendo quadrados, tiverem mais de dous algarismos.