Página:Elucidario Madeirense, 1998, vol. I.pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre

ELUCIDÁRIO MADEIRENSE - VOLUME I

a sua inauguração no dia 27 de Maio de 1934, com aparatosa solenidade.

Abelha (Apis mellifica). Insecto da ordem dos Himenópteros. Na relação das viagens de Barrow, se lê: “nos vales amenos da Madeira, onde abundam as mais variadas flores campestres, o mel das colmeias é extraordinariamente delicioso, sendo enviado para Portugal, como um dos mais apreciados presentes”. Uma antiga provisão dos capitães generais proibia se crestassem as colmeias antes da vindima das uvas.

Abóboras (Pico das). Elevação montanhosa, na freguesia da Camacha, a qual atinge 1453 metros de altitude.

Aboboreira. Existem, e são cultivadas em larga escala na Madeira, a aboboreira que produz as abóboras a que os madeirenses chamam negras ou da Guiné ( Cucurbita moschata ), e a aboboreira que produz a abóbora machado (C. Pepo). A primeira, que parece ser oriunda das Índias Ocidentais, é a mais comum, distinguindo se facilmente pelas suas folhas maculadas de branco; a segunda, que é cultivada principalmente acima de 200 ou 300 metros, é originaria da Ásia meridional e tem as folhas desprovidas de maculas brancas. É a abóbora machado que produz as sementes empregadas contra a ténia e as lombrigas. As aboboreiras que produzem a abóbora laranja, a abóbora de verrugas e abóbora de coroa, são simples variedades da C. Pepo. A abóbora preta ou da Guiné, muito variável no tocante à forma, tem, quando proveniente de plantas seleccionadas, muito melhor sabor do que a abóbora machado ou a abóbora menina de Portugal (C. máxima).

Abra (enseada, porto, ponta e sítio da). Este termo só é empregado toponimicamente na Madeira. No extremo oriental da ilha e nas proximidades da Ponta de São Lourenço, entre as pontas da Abra e do Furado, acha se a enseada da Abra, que, de todas as pequenas enseadas da Madeira, é a mais ampla e de maior reentrância, formando uma baía relativamente espaçosa com um bom ancoradouro. No período do governo pombalino, projectou se construir nessa enseada um porto militar e respectivo arsenal, e, no primeiro quartel do século passado, também se agitou a ideia de estabelecer se ali um pequeno porto

8