Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre
— 14 —

seja bom consignar n'este lugar que a modéstia e a abnegação foram as suas virtudes proeminentes.

O menino José Maria deixou a caza materna sem saber o que abandonava; porque, senhores, aos seis annos os sentimentos do coração passam como os sonhos, e esqueeemsc com o somno.

Os mimosos cuidados de seu primo Manoel Velho da Silva, a viagem a Lisboa, a novidade dos objectos que tinha á vista, o innocente abandono da idade, os arrazoados com que o entretinha seu primo e companheiro acerca da viagem que ião fazer ao Brasil, as noticias que frequentemente recebia de sua mãe e a sua caracteristica abnegação a vezaram-no á ausencia da que não teria mais a dita de voltar a ver aqui na terra.

Um menino de pouco mais d'um lustro d'idade dorme ainda no berço, e perto d'elle acha-se um anjo, cobrindo com suas azas o protegido, cuja guarda especial lhe foi confiada pela Providencia. Sob a sombra celestial d'este guardião do Omnipotente se não soffrem angustias, os pensamentos sinistros não afugentam o somno, o tempo vôa e o homem passa entre illusões e sonhos uma grande parte dasua afanosa peregrinação n'este mundo.

Quasi um anno tinha-se engolfado no mar da eternidade,quando ambos os primos se fizeram á vela em Lisbôa para o Rio de Janeiro.

À quem não inspira sympathia uma criança de sete a oito annos de idade ?

Em tão tenra infancia viu-se José Maria entregue á sua propria discrição. Achava-se, é verdade, em caza do seu tio, padrinho e segundo pai, Amaro Velho da Silva, tratado com o mimo d'um filho ; porém elle sempre recordava a sua virtuosa mãe: a luta empenhada entre o amor de filho