Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre
— 23 —

Por sem duvida este rasgo colloca o nosso finado consocio no numero dos patriotas mais benemeritos de que pode orgulhar-se o Brasil. A sua modestia e o seu caracter recto ocultaram durante a sua vida este e outros actos de patriotismo, e esta é a razão porque não duvido applicar aos seus manes as palavras de Agesiláo: maximas est, qui justissimus et modestissimus. »

Assim não deve parecer estranho que o Sr. Dom Pedro I. que conhecia o valor das suas virtudes civicas, antes mesmo da sua abdicação, o elevasse ás mais distinctas honras, durante o seu reinado.

A 26 de Janeiro de 1826 foi nomeado guarda-roupa honorario da imperial casa, passando a effectivo em 20 de Outubro do mesmo anno.

A 20 de Novembro de 1829 foi condecorado com a commenda da ordem de Christo, e nomeado fidalgo cavalleiro da casa imperial.

Nem era só no paço que foi aproveitado o seu préstimo: a sua idoneidade em materias economico-administrativas era reconhecida por todos os que o tratavam de perto.

A 5 de Abril de 1830 foi nomeado deputado do tribunal da junta do commercio, agricultura, fabricas e navegação: e no mesmo mez e anno foi escolhido para superintendente interino das imperiaes quintas e fazendas, lugar de importancia, em que José Maria Velho da Silva prestou relevantes serviços á casa imperial : notarei de passagem que despachava directamente, sobre todos os negocios relativos à superintendencia, com S. M. o Imperador Dom Pedro I.

Mesmo antes de ter recebido provas tão decididas de fidelidade da parte de José Maria, como veremos dentro de poucas paginas, o nosso finado consocio era tido em grande consideração pelo monarcha cavalleiro do Brasil, o Sr. Dom