Página:Exaltação (1916).pdf/197

Wikisource, a biblioteca livre
— 189 —

membros rigidos e desenvoltos a flammula ardente da liberdade, o bafo adusto de nosso sol, de nosso clima, e em o negror de vossos cabellos lisos, compridos, soltos e abundantes, a virgindade estuante de nossas florestas, as sombras atras de nossas matas... Contai-me as pelejas esforçadas, as rebelliões, a bonhomia dos padres da catechese, a fidalguia de Duguay-Trouin, com seus formosos cachos de ouro ainda mais crespos pelas brisas tropicaes, os tambores, os pifaros, as fanfarras, os tiros de arcabuzes, de béstas, de trabucos, annunciando a chegada real de D. João VI... Quanta revelação, quanto segredo, quanta verdade quizera eu arrancar da mudez desses granitos que sentiram passar sobre o seu dorso o sôpro tragico de quatro seculos, que assistiram e ainda assistem a essa aggregação de centros de força, de attracção e de repulsão de um povo que se esforça, que trabalha para o triumpho!...”

O olhar de Theophilo se perdia nas montanhas adjacentes. Elle tirara o chapéo e passara a mão nervosa pela cabeça. Um bocado de cabello que se descollara do resto caia-lhe sobre a frente alta e brunida: o ar preto que o circumdava realçava-lhe ainda mais as linhas harmoniosas do corpo.

Ladice toda sua, fitava-o suspensa e adivinhava em a tristeza de seu semblante o mesmo desejo eterno de tudo saber, de tudo conhecer, que tambem a avassallava... Cheia de piedade e de doçura ella olhava a curva graciosa de seu pescoço, o collarinho deitado, os seus labios unidos de extremidades finas. Ahi os seus olhos se detiveram largo tempo: — toda