Página:Exaltação (1916).pdf/222

Wikisource, a biblioteca livre
— 214 —

se extinguirá, faminto de teu ser, da tua voz, dos teus olhos, do teu corpo...

Mais tarde em seus beijos numerosos, ambos sentiam a harmonia desordenada de suas almas, mediam a altura de seus sentimentos.

Parecia á Senhora de Assis, quando em companhia de Theophilo, que as horas empunhavam os talares de Mercurio, tal a rapidez com que ellas voavam.

— Ao teu lado, o tempo se me afigura a pausa de um extase; pois, não percebo a successão das horas... Essa emoção constante de separação toma todos os dias, seivas ao meu organismo... Meu Deus, não podermos ter até ao tumulo, a mesma unidade, a mesma virtude, o mesmo peccado, a mesma scintillação... Amarmo-nos sempre ás escondidasás pressas, correndo, sem socego, sem alento... Nunca dizer sufficientemente o que queremos... Termos por companheiro alguem de quem gostamos por piedade, por tolerancia... Sentirmos o frio da indifferença subir á fronte, quando recebemos uma caricia... Dizermos sim quando o coração grita não, quando a alma exige, clama, se atira para essa outra alma semelhante á sua, que apenas uma grande transparencia separa... E´ ser-se martyr, é viver-se sobre catástas, é trazer-se o corpo cingido de bragas, debruçado sobre cavalletes de tortura... — E Ladice inteira dobrava-se ante esse soffrimento que ia além do bem e do mal.

— Vem commigo — dizia Theophilo tirando-lhe as luvas, affagando-lhe os braços finos, lisos,