Página:Exaltação (1916).pdf/24

Wikisource, a biblioteca livre
— 16 —

Emquanto a olhava, João esboçava em mente o futuro desse corpo estreito, dirigido por uma alma tão cheia de seducções congenitas. Depois de uma pausa :

— De maneira alguma, Ladice, acharás o meio termo na vida. Ou gosarás muito, ou serás muito infeliz. .

— E´ um vaticinio pouco tentador... Ah! Jean! a minha maior ambição é casar-me por amor, entendes? Dahi depende todo o meu bem e o meu mal...

Durante horas, Ladice ficou silenciosa, perdida no perfil de sonho e do legenda do Vate.

A conversa que tivera com o primo e a noticia do proximo casamento de Theophilo perturbavam-n'a a seu pesar, forçavam-lho os pensamentos, formulavam-se, tomavam apparencia. À sua imaginação corria veloz, errava, travessa, estonteada em um torvelinho de idéas, cada qual mais ousada, mais firme, mais deleitosa, embora já marcadas com o impossivel. A´ medida que os dias se passavam, essas divagações avolumavam-se, transformando-se em verdadeiras torturas, em uma quasi allncinação. À falta de divertimentos e de amigas, o isolamento em que vivia, impelliam-n'a, atiravam-n'a para essa loucura sem razão de ser, que a subjugava por completo.

Ladice não cessava de indagar de João sobre a vida do poeta. As vezes, fazia-o directamente, outras vezes com a habilidade e astucia peculiar no sexo.

Sózinha, no quarto, lia os trabalhos de Theophilo; relia-os, tentando subtrahir-lhe segredos, paixões, ancias; adivinhar-lhe o passado; saber-lhe das sensações,