Página:Exaltação (1916).pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre
— 17 —

dos nervos, das coisas vindouras... Mas a sua innocencia não lhe podia aclarar gritos, reticencias de uma natureza inflammada e insatisfeita. Diariamente, beijava-lho o retrato, uma linda pointe sèche, homenagem de uma revista.

O que, porém, a impressionava nesse perfil suave, era a cabeça magnifica, feita de um só traço largo, amplo, majestoso, de um classicismo admiravel.

Seis mezes mais tarde essa moça romantica annotava no seu diario, intitulado “Livro Prohibido”, e que trazia como divisa sobre a primeira pagina: “Despe o teu eu; deixa á parte a mentira, a hypocrisia, o exterior fallacioso”, o seguinte:

“Julho:

Fazia um tempo detestavel,,. A chuva caia em torrentes, enviez, açoitadora, bravia, uma verdadeira chuva do Rio, após quinze dias de sol.

O vento sibilava, torcia o arvoredo, desmenbrava-o, arremessava ao longe ramos, galhos, folhas, numa confusão brutal.

Às nuvens, assustadas, medrosas, se esgueiravam pelas montanhas, quaes numes bondosos. Na rua, a agua corria impetuosa, barrenta, em golfadas, tal qual se houvessem rasgado as velas da terra... Coisa singular, em vendo da janella essas. contorsões de troncos, esss esgares de frondes, eu sentia paz, alegria, uma sensação de allivio... Como desejei naquelle instante ser assim; sacudida, maltratada...

De repente, a minha attenção foi desperta pelo rodar de um carro, que parou justamente em frente do gradil. De dentro saltou um homem alto, de es-