Página:Exaltação (1916).pdf/271

Wikisource, a biblioteca livre
— 263 —

soffrimentos, cuidados, venenos subtis, indefinidos, agudos, cortantes, desconhecidos... Ao findar a leitura Ladice obedecendo antes a um impulso do que a um desejo, se lhe atirou em os braços e com o rosto contra o seu rosto, rente a elle, arrebentou em pranto; as suas lagrimas levavam-lhe atomos do corpo e da alma... Pela primeira vez, ella sentin essa necessidade implacavel, feroz de posse completa... Dir-se-ia que a sua consciencia despertára inopinada, bramante, tempestuosa, rabida; ella o queria d´ella, só d´ella, o dia e a noite; ser-lhe dona das horas e do pensamento.

Theophilo a principio, attribuiu essa explosão á excessividade de seus nervos; com um carinho e uma ternura indiziveis a sua mão subia e descia-lhe pelos cabellos em desalinho... Sentou-se, e pol-a sobre os joelhos.

— Eu ainda não disse tudo: Ha cousas em ti fugidias, que não posso fixar... A tua dôr, por exemplo, quem a define? Em a tua sensibilidade reverberam todos os trabalhos da humanidade e da natureza. Registras, em as sensações, mutações invisivois, intangiveis... Perdoa-me querida, essas lacunas involuntarias.

Ladice um pouco mais serena, apesar das lagrimas que lhe turbavam os olhos, respondeu-lhe:

— Fizeste de mim, um ser extraordinario, exquisito, soberbo. Disseste o que sinto e o que te não sei explicar, mas que percebes pelas minhas manifestações externas. E o teu amor Theophilo, tu o descreves de uma tal forma, que o adivinho immenso, novo, sadio, forte, terrivel, irreverente, eterno, como as naizes da