Página:Exaltação (1916).pdf/311

Wikisource, a biblioteca livre
— 303 —

chronista, sempre aferrado ás theorias contrarias ao seu sentir.

— E´ uma questão de temperamento. Oiçam, interrompeu João — Conheci em Berlim um artista que dizia sempre: “Amo a mulher como amo uma boa cama, um bom tabaco, e me não arrependo...”

— Snr. Armando, ahi tem um precursor de suas theorias, embora menos requintado — ajuntou a Senhora de Assis, rindo muito.

— E´ afinal a verdade sem ambages e tessituras — affirmou elle.

— Hajamos em tudo o meio termo — sentenciou Francisco.

Theophilo passeava de um lado para o outro, absorto, como quem nada ouve; parando de repente, disse:

— Oh! O amor tem surpresas, voltas abruptas împrevistas que embaraçam o mais infatigavel observador. Acabo de ler em um livro inglez um traço finissimo de psychologia feminina. Morava em Fiesola com seu tio, homem rico e sisudo, uma moça, Monna Tina, de rara formosura. Pretendia-lhe a mão Amadeu Oricellaria, senhor de nobre linhagem. Monna o amava com toda a sua ingenuidade de 15 annos; mas o seu confessor, inimigo da familia Oricellaria, prohibiu-lhe formalmente pensar em um homem que havia tempos, cortejara a creada da mãe, affirmava elle, á innocente menina. O Padre de resto a destinava a um seu sobrinho, rapaz pobre. Monna para quem o confessor era infallivel, desistiu, já se vê, resolvida a entrar para um convento.

A. B.—20