Página:Exaltação (1916).pdf/317

Wikisource, a biblioteca livre
— 309 —

A transição fora tão abrupta e insolita que elle não pudera dissimular. João apesar de si, sentia o coração premer-se ante a angustia do Poeta glorioso, do amigo de tantos annos. Com um gargalhar sonóro, gestos largos, movimentação bulhenta, falar apressado, conseguiu desviar a attenção de Francisco.

Mas, ao chronista amoroso, intuitivo perspicaz, já com o faro da suspeita, não passaram despercebidas, a solicitude de João e a emoção do vate. Houve dentro do seu senso, um deslocamento brusco, uma oscillação, uma descida abrupta de vida, ao ver o mysterio surgir claro, perfeito, inteiriço: — elles se amavam... E as sensações se lhe fechavam uma após outra, como olhos fatigados, somnolentos... Trouxeram champanha. Ladice approximou-se, pallida, vagarosa, os gestos subtis; ella propria o serviu distribuindo-a aos convivas. “A´ sua saude! á sua saude!” E os homens lhe tocaram na taça, a excepção de Armando que se quedou á distancia, fazendo-lhe apenas uma reverencia profunda...

De pé, esguia, estreitada em uma saia de setim liberty, as linhas morbidamente classicas, a cabeça grega, empunhando a taça, Ladice dirigindo-se a Theophilo:

— Saudo em a sua pessoa a Poesia immortal.

Ao agradecer, o Poeta teve a impressão de ver deante de si uma Menade esculpida em marmore, apanhada em flagrante, ao amanhecer, sem o thyrso, sem a vinha, sem o delirio!

* * *