os filhos que mais tarde seriam os herois tão célebres da história romana. Com que desvanecimento e orgulho ela os mostra á pueril matrona que vem falar-lhe só de frioleiras e atavios curiosa de indagar do valôr das suas joias!
E a ternura valorosa desta mulher heroica, desdobra-se em heroismos, bondade e intrepidez, na alma dos tilhos bemqueridos, para formar a alma espiritual e valorosa da época mais nobre e célebre de Roma.
Sendo tão piedosa e tão boa, deve V. Ex.a ter em si o espirito de heroismo que floresce em vocação de sacrificio.
Renunciando a uma paixão fatal, renasceria para a glória da abnegação. Rendeu-se à fraqueza. Triunfaria na fortaleza que seria a conquista de si mesmo.
Retomando o seu lugar de prestigio social, mais dignificado do que nunca, pela renúncia, abafaria o rubro incêndio da paixão, para atear o suave crepitar do amôr filantrópico que preencheria o vácuo de todas as ternuras. Então se consolidaria definitivamente perante o mundo, o formoso quilate da sua alma, do seu carácter e do seu coração.
E ficaria gravada em páginas de ouro a mais bela epopeia da magnanimidade feminina.
Porventura ja pensou V. Ex.a, que é tanta vez doloroso o despertar dos sônhos de amôr que se abismam na realidade? Já ponderou que, afinal, existe entre duas existências que a sorte atraíu, uma diferença de posição, de idades e educação, que pode vir a ser dura contingência de desharmonias e desengano?