Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/278

Wikisource, a biblioteca livre

ruido da fuzilaria e da artilharia, o povo todo correria em seu soccorro.

Mas chegado ao campo soube que os francezes tinham partido durante a noute retirando-se para Castel-di-Guido, e que Masina que tinha seguido caminho mais curto se havia encontrado com a sua rectaguarda e batalhava com ella.

Garibaldi então dobrou a marcha, e alcançou Masina perto da hospedaria de Mallagrota, onde os francezes se reuniam e pareciam apprestar-se para o combate. Tomou logo o flanco do exercito francez, sobre uma elevação, posição vantajosissima; mas no momento em que os nossos hiam carregar, um official destacando-se do exercito pediu para fallar a Garibaldi.

Garibaldi ordenou que lh’o conduzissem.

O parlamentado disse que era enviado pelo general em chefe do exercito francez para tratar dum armisticio e assegurar-se se realmente o povo romano acceitava o governo republicano e queria defender seus direitos.

Como prova das leaes intenções do general, aquelle propunha de nos entregar o padre Ugo Bassi, feito prisioneiro na vespera como já dissemos.

Lith. de Castro, Poço Novo Nº 33 VICTOR MANOEL

Durante isto chegava-nos a ordem do ministro pedindo a Garibaldi de volver a Roma.

A legião ahi entrou pelas quatro horas da tarde levando comsigo o parlamentario.

O armisticio pedido pelo general Oudinot foi-lhe concedido.


XV

EXPEDIÇÃO CONTRA O EXERCITO NAPOLITANO

Em quanto que se consumavam os successos que acabamos de referir, o exercito napolitano, forte com quasi vinte mil homens, com o rei á