Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/325

Wikisource, a biblioteca livre

Manara. Esta era seguida dos regimentos de bersaglieri, Passi e Masi.

Masi commandava a retaguarda.

Apenas cheguei ao campo reconheci ter feito uma grande asneira mandando vestir a camisa sobre os uniformes. Os nossos homens eram visiveis como em pleno dia; bastaria elles andarem cem passos para os francezes julgarem ser atacados por um exercito de phantasmas.

Mandei tirar as camisas. É desnecessario dizer que nenhum soldado se deu ao trabalho de as tornar a pôr no logar de onde as havia tirado.

Cavalgava sobre o flanco da legião italiana, quando alguns soldados que levavam uma escada, passando por uma villa quizeram assegurar-se se ella effectivamente estava abandonada como parecia. Alçaram a escada contra uma das janellas do primeiro andar. O regimento parou para vêr o resultado da inquerição, deixando a vanguarda proseguir o caminho.

Cinco ou seis homens subiram a escada.

Repentinamente, um degrau se quebra sob os pés do que estava mais em cima, este cahe sobre o segundo, o segundo sobre o terceiro, e todos com um motim admiravel cahem em terra.

Na queda dispararam-se duas espingardas.

A vanguarda commandada por Hoffstetter e por Sacchi, dois dos meus mais bravos officiaes, julga-se surprehendida pelos francezes que iam surprehender; e enchendo-se de um terror panico, rompe por traz de Hoffstetter e Sacchi que ficam isolados com uma vintena de homens, e vem sobre nós a correr desesperadamente, destruindo com o choque tudo o que encontra ante si. Manara tenta suspendêl-os, mas inutilmente. Eu corro ao meio d’elles, e firo á direita e á esquerda com o meu chicote de gaucho. Nada os detem, e julgo que no mesmo passo os meus heroes teriam entrado em Roma, se os bersaglieri á frente dos quaes estavam dois chefes de batalhão e o capitão Ferrari, não tivessem cruzado bayonetas aos fugitivos.