Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/326

Wikisource, a biblioteca livre

Depois de todo este barulho, não se podia suppôr que os francezes não estivessem a postos, e era mister renunciar á empreza.

Quanto a mim estava cançado de bater n’esta canalha, e volvi dizendo a Manara:

— Caro amigo errámos em não pôr os bravos bersaglieri na vanguarda.

Com effeito, eram homens maravilhosos os bersaglieris, do que Manara devia com justiça ter orgulho. Quando lhe pedia um destacamento de seus soldados, costumava dizer:

— Vamos, quarenta homens de boa vontade para uma expedição em que um quarto morrerá e o outro ficará ferido.

E apesar do programma todo o regimento se apresentava, de fórma tal, que para não excitar ciumes era mister tiral-os á sorte.

A 12, ao meio dia, um batalhão do regimento da União trabalhava em executar uma aproximação á esquerda da via Vitellia, quando os francezes tentaram perturbar-lhe o trabalho. Immediatamente os majores Lanzi e Panizi fizeram tomar armas aos trabalhadores, ao corpo da guarda, e com uma incrivel temeridade lançavam-se sobre o parapeito da muralha franceza. Foram acolhidos por um fogo terrivel. Pedro Lanzi poz-se á frente de seus bolonezes; mas n’um instante teve a mesma sorte que o seu companheiro, e cahiu ferido no braço e no peito. Entretanto os outros conduzidos pelo official Meloni, conservavam ainda o terreno, impotentes para proseguir o ataque, mas gritando com todas as suas forças: “Viva a Italia!” e dando assim coragem a seus companheiros. O regimento da União combateu n’este dia com um valor admiravel: para não perder tempo a carregar, feriam ora com a bayoneta, ora com a coronha das espingardas. Outros, como os Ajax e os Diomedes da Iliada, arrojavam pedras aos seus adversarios.

A exasperação era tal que o capitão bolonez Vern, que tinha muitas cruzes ao peito, e entre estas a da Legião de Honra ganha em Africa, em