Saltar para o conteúdo

Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/42

Wikisource, a biblioteca livre
34
BOOKER T. WASHINGTON

outras despesas necessarias. Meu irmão João fez o que poude para ajudar-me e conseguiu pouco, naturalmente, pois ganhava na mina uma insignificancia e quasi tudo ia para o sustento da casa. O que mais me commoveu nesse projecto de viagem foi o interesse que me testemunharam muitos negros velhos. Tinham-se mortificado na escravidão, sem nunca imaginar que um dos seus sahiria de casa para estudar. E as offertas surgiram: moedas de cobre, nickel e prata, lenços.

Afinal veio o dia grande e parti para Hampton. Levava num pequeno sacco alguma roupa que tinha conseguido arranjar. Minha mãe estava de cama, bem doente, e a separação foi dolorosa: receei não tornar a vel-a. Comtudo a pobre mulher conservou a coragem até o fim.

Nesse tempo a Virginia e a Virginia Occidental não estavam ligadas por linha ferrea: fazia-se parte da viagem em trens, parte em diligencias. Entre Malden e Hampton ha umas cento e cincoenta leguas. E logo que me puz a caminho percebi, sem nenhuma sombra de duvida, que o dinheiro se acabaria depressa.

Não esquecerei nunca uma das minhas primeiras decepções. Tinha andado muitas horas na montanha, numa velha diligencia, que á noite parou diante duma casa suja, de apparencia modesta, a que davam o nome de hotel. Todos os viajantes, menos eu, eram brancos. Ignorante, suppuz que o