Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/35

Wikisource, a biblioteca livre
( 27 )


    necessarias. Deos guarde a V. m. Palacio do Rio de Janeiro 9 de Dezembro de 1820. == Thomáz Antonio de Villa Nova Portugal. == Sr. Ouvidor da Comarca da Villa de S. Francisco das Chagas."
    He toda a Comarca abundantissima de altaneria, e montaria. Por aquelles matos se encontra o Tigre, a Onça, a Sussuarana, a Rapoza, o Queixada, o Catitu, ambos estes pórcos bravos, mas diversos no corpo, focinho, e côr; o Veado, de que ha tres especies, o Mateiro que he do tamanho de huma cabra, e mocho; o Catingueiro, que só se distingue do antecedente em ter hasteas, e cauda, e o Sussuapara, alto, e elegante, e de hasteas grandes, e ramosas. O Tamanduá bandeira que será do corpo de hum grande cão, porém largo, e bojudo, de cauda longa, e muito felpuda, e focinho comprido; he valentissimo de braços, e unhas, anda muito devagar, e sustenta-se das formigas grandes, que vivem em copins, que são certas casas, que ellas fabricão de barro e terra pela forma, e altura das Guaritas dos Soldados, porém todas fechadas em volta, e só com alguns pequenos buracos para entrarem, e com o tempo tomão a dureza de pedra. He pois admiravel a força, com que este animal, abraçando-se com estes copins, e enterrando lhes as unhas os rompe, e esborôa para apanhar as formigas. Ha outra especie de Tamanduá, a que os Indios chamão == meirim == que quer dizer == pequeno ==: destes vi, e fiz caçar muitos; o que he facillimo, porque, sendo igualmente preguiçosos no andar, com qualquer pancada no focinho morrem.
    A Paca, estimada pela tenrura, e sabor da carne, e a Guariba, além de outros muitos Quadrupedes mais pequenos, de que os monteiros não fazem caso. Todos estes animaes em geral são uteis pelas carnes, e pelles. Entre as Aves são as mais pro-