Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/42

Wikisource, a biblioteca livre
( 34 )


    poucas, e pequenas Fazendas de gado, e Roças; tudo o mais são Geraes, terras incultas, e despovoadas; por cuja causa noutes houve, que dormi debaixo das arvores, transido do muito frio que ahi faz. Achei as aguas bonissimas, e a gente agasalhadora, e prasenteira.
    Curvêlo he hum Julgado, assentado n'uma eminencia, de poucas, e pobres casas, desengraçado, e mal sádio, o que os moradores attribuem ao uso das aguas de certo rio, que a meio quarto de legua corre pela raiz de dous montes, profundo, e sombrio. Ao contrario o seu Termo he grande, e rico, segundo me informárão, e a sua população passa de dezoito mil habitantes. Deste Arraial em diante já as estradas offerecem aos viajantes os pousos, mantimentos necessarios, e amiude córgos, e riachos d'aguas limpidas, e saborosas. Encontrão-se tambem Fazendas d'agricultura, e Engenhos d'assucar com grandes casas, e Capellas.
    A oito dias de jornada cheguei ao famoso Arraial de Santa Luzia (emulo das grandes Villas) levantado na somada de huma grande montanha sobre as margens do Rio das Velhas, que ahi se atravessa por huma alta e comprida ponte, a maior de toda esta estrada. Tem muitas, e boas casas, as mais dellas sobradadas, e bem ornadas, varios Templos, além da Parochial, e bastantes lojas de Mercadores, Capellistas, Droguistas, e Merceeiros, mui aceadas, e sortidas. A gente he affavel, e polida, e muito dada ao trabalho. Aqui falhei dous dias para se dar sal aos animaes da conducção, o que se repetio outras vezes, porque sem elle empestão, e morrem: Tive então lugar para lêr algumas Gazetas do Rio de Janeiro, nas quaes achei o celebre Projecto contra os Europeos do atrabilario Moniz Tavares Deputado por Pernanbuco na Assembléa Brazilica, que já por esses dias trabalhava; e, porque eu sen-