Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/30

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
36
____


do Marysinho e dos Bois, modificação que, pouco alongado o percurso, livrou-nos de extensas rampas, algumas com 40 % de declive, como havia na estrada pela pedra vermelha.

O caminho do Bendegó para Acarú pelo Salgado aproveitava grande extensão da estrada do Curaçá e evitava a serra ; era porém extremamente desenvolvido, e por isso pouca attenção nos mereceu.


Planta, picada e outros trabalhos


O trabalho do levantamento da planta geral e o nivelamento longitudinal do caminho percorrido pelo meteorito foi feito pelos engenheiros a serviço da commissão, cabendo ainda ao engenheiro Vicente de Carvalho a construcção da planta da villa de Santo Antonio das Queimadas e a ligação da planta geral com a da villa de Monte Santo, que foi levantada pelo engenheiro Humberto Antunes, que tambem determinou as coordenadas geographicas do Bendegó e as desta Villa.

No caminho aberto para dar passagem ao meteorito foi executado o seguinte serviço :

                                                               m 
Picada aberta com 5m de largura.......................    68.420,00
 —    alargada para 5m de largura......................    38.460,00
 —    destocada......................................     6.542,80
 —    melhorada do Caldeirão á Lagòa dos Cavallos por Pedra Vermelha.............................................     19.000,00

Movimento de terras (excavação em 5.599,m60 de extensão) 1.936,008

A picada do Caldeirão á Lagòa dos Cavallos por Pedra Vermelha foi melhorada por occasião de transportar-se o material de serviço.

A cubação dos marcos é a seguinte:

DESIGNAÇÃO Excavação Alvenaria
o r d i n a r i a
Cantaria
1ª c l a s s e
Marco D. Pedro II:
Cava para fundação 1,237
Fundação, etc., etc. 2,096
Marco « Barão do Guahy » :
Cava para fundação 1,767
Fundação 1,767
Obelisco 1,665
  3,001 3,863 1,635