Página:O Reino de Kiato.pdf/72

Wikisource, a biblioteca livre
80
Rodolpho Theophilo

que era para a salvação publica. De tão exagerado despotismo, nasceria a liberdade, a fraternisação dos homens.

O contagio do panico é fatal nas multidões. O medo havia contaminado todos os espiritos, acovardando-os. O rei aterrava-os como um duende, o genio do mal, do exterminio. Findo o prazo para a extincção das industrias do alcool e do tabaco, Pantaleão sahiu em pessoa, acompanhado de um esquadrão de cavallaria, a syndicar de cumprimento do edito. Quasi todos os industriaes tinham-se submettido. Porém, que desagradavel impressão causava ver apparelhos de grande custo completamente destruidos! Nem uma gotta de bebida alcoolica havia nos depositos! Todos os toneis vasios! Na visinhança das fabricas, parecia haver corrido um regato de vinho e de whisky!...

Os que julgavam escapar pelo subterfugio, apanhados em delicto flagrante, foram, dentro mesmo das fabricas, cruelmente justiçados com todos os seus operarios. Todos os instrumentos, todos os apparelhos foram destruidos pelo fogo, o que lhe augmentou, ao rei, a fama de perverso, tyranno e sanguinario.

Dez annos levou a collocar, sobre as ruinas do antigo, desmoronado até ás fundações, por toda a casta de vicios, as primeiras pedras do novo edificio social.

Promulgou leis sabias, severissimas. O ferro em brasa com que ia cauterisar as chagas daquella sociedade, arrefeceria á medida que se regenerassem os costumes. Tempo viria em que este povo resurgiria, dando lições de moral e de civismo aos outros povos da terra.

A base da saude do espirito é a saude do corpo. Juvenal já dizia: «Mens sana in corpore sano». Pensando assim, consagrava o rei uma parte de seu esforço á saude publica.