Página:O Reino de Kiato.pdf/97

Wikisource, a biblioteca livre
106
Rodolpho Theophilo

contrario. Os gazes, subindo, fazem o vasio no conducto e a lava os acompanha porque a natureza tem horror ao vacuo.

Diversas têm sido as hypotheses para explicar os phenomenos eruptivos. Attribuiram-nos ao incendio do carvão de pedra, á oxidação dos metaes alcalinos, o potassio por exemplo — hypotheses que não resistem á mais fraca objecção. Si a erupção do vulcão tivesse como causa a combustão da hulha, outras deviam ser as substancias vomitadas pelos vulcões. Si tivesse por causa a oxidação do potassio, seria o hydrogenio o producto regeitado. Alguns geologos pretendem encontrar a causa das erupções nas marés do pyrosphero, hypothese pouco plausivel, uma vez que as erupções não são periodicas. Pensam outros que a erupção é devida á compressão do pyrosphero pela diminuição do raio terrestre em consequencia do resfriamento.

Esta explicação tambem não satisfaz, visto as intermittencias que se observam nos phenomenos eruptivos, periodo de repouso e actividade.

A geologia, estudando a camada solida do planeta, conhece a origem das rochas, o periodo ou idade dos terrenos. As rochas de origem plutonica têm estructura crystalina e nem uma cellula organica. Ellas formam o esqueleto do globo, vestido pelas rochas de sedimento, neptunianas, dispostas em estractus concordantes ou discordantes, onde se encontra a materia organisada, restos dos primeiros animaes que habitaram a terra. Nos terrenos de sedimento, ha tambem, intercalado, o terreno crystalopheleano ou metamorphico, composto de rochas que, fluidas, vie-