Saltar para o conteúdo

Página:O escândalo do petroleo.pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre
O Escandalo do Petroleo
15

volução darwinica. Degenerescencia física por miseria fisiologica não observada nem entre os chineses.

Os trusts sabem disso e sorriem. E lá entre si combinaram:

— Nada mais facil do que botar um tapa-olho nessa gentinha. Com um bom tapa-olho, eles, que vegetam de cocaras sobre um oceano de petroleo, ficarão a vida inteira a comprar o petroleo nosso; enquanto isso, iremos adquirindo de mansinho suas terras potencialmente petroliferas, para as termos como reservas futuras. Quando nossos atuais campos se esgotarem, então exploraremos os “nossos” campos do Brasil.

Resolvido isso, nada mais facil que a execução — e os Interesses Ocultos entraram a agir. A primeira coisa a fazer estava em “orientar” os orgãos tecnicos da administração; esses orgãos tecnicos por sua vez conduziriam os ministros pelo nariz; os quais ministros conduziriam os presidentes; os quais presidentes conduziriam o Congresso. Desse modo, partindo da pulga para o elefante, os trusts obteriam as leis mais adequadas ao seus intuitos.

Ao mesmo tempo, graças a uma habil propaganda feita até nas estradas de rodagem por meio das bombas de gazolina, convenceriam o indigena bocó de que era absurdo existir petroleo no Brasil, porque ”Ora! Ora! Então se aqui existisse petroleo você pensa que os americanos já não o ti-