Saltar para o conteúdo

Página:O escândalo do petroleo.pdf/48

Wikisource, a biblioteca livre
38
Monteiro Lobato

(a fonte de energia mecanica que move a maquina), o PRIMEIRO PASSO para a sua definitiva restauração economica e financeira estará dado.

O primeiro passo será esse — VER CLARO NO PROBLEMA. O segundo, muito mais facil, será resolve-lo. Como? Dando carbono ao Brasil. Que carbono? O mais alto, o petroleo. De que modo? Fazendo o que TODOS os paises da America já fizeram — perfurando, PERFURANDO, PERFURANDO!

Mas perfurando de verdade, e não deixando esse serviço a cargo dum serviço geologico federal cuja politica parece coincidir singularmente com a das companhias estrangeiras empenhadas em que nos perpetuemos como eternos compradores do petroleo que elas produzem...

Importamos anualmente meio milhão de contos de combustivel. Breve, inportaremos um milhão.

Como se vê, não é o Brasil um mercado absolutamente desprezivel para as grandes companhias abastecedoras. Daí seu interesse em que permaneçamos eternamente fregueses.

Em virtude disso, muito logicamente, de longa data vem elas sugestionando a nossa opinião publica para manter o indigena convicto de que aqui não ha petroleo.

Pois bem, nada as ajuda tanto nessa propaganda como a politica anti-petroleira do nosso Departamento Mineral cujo lema se resume