Página:O estado do Direito entre os Autochtones do Brazil.pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre
— 26 —

centro deste paiz. Assim moram no Paraguny os Guaycurús (Mbayas-homens ?) denominados pelos brazileiros «os cavalleiros », calculados em 12.000; em Goyaz os Caiupós e Cherentes, cada uma com cerca de 8 000 indivíduos e nas margens de Tapajoz os Mauhés com 16.000 e os Mundrucús com 18.000. Ao norte do rio Amazonss encontra-se um extraordinário numero de pequenas hordas e tribus com os mais differentes nomes, como si aqui por migrações ainda mais frequentes, guerras e outras catastrophes, os povos primitivos tivessem desapparecido, dissolvendo-se e fragmentando-se em grupos pequenos e fracos. Alli povos ha que compõe-se de uma só ou poucas familias, completamente isoladas de todas as relações com os vizinhos, vivendo escondidas na escuridão das mattas virgens d’onde são expellidas só por causas exteriores e falando uma lingua pauperrima e atrophiada. E’ esse o quadro contristador do estado desgraçado em que o homem, sob o peso da maldição da sua existencia, parece evitar os seus irmãos, para fugir de si proprio.

As tribus numerosas dividem-se em hordas e familias ; estas consideram-se então como communidades estreitamente unidas. E' evidente que muitas destas separações tem por base e caracter de parentesco, outras, porém adoptam as relações sociaes. Certos nomes destes grupos humanos são patronymicos que de conformidade com a tenacidade própria dos selvagens americanos foram continuamente herdados de paes ou de chefes [1] durante muitas gerações; outros provêm de qualidades physicas ou de defeitos (p. ex. de orelhas alongadas, como nas hordas dos Caiapós, membros adelgados, dos Crans etc.) ou do logar ou, finalmente, escolhidos arbitrariamente e inconscientemente transmittidos e conservados pelos descendentes. Também os colonos designaram muitas tribus por taes caracteres como p. ex. orelhudos, coroados, botocudos. Deste modo distinguem-se 7 famiias dos Guaycurús na margem oriental do Paragay e assim os indios das tribus dos Gés, Crans e Bús na província de Maranhão, antepunham estas palavras aos nomes principaes, para designarem a horda. Uma secção dos Manáos no rio Negro superior chama-se Ore ou Eré—Manáos isto é, Manáos ligitimos.

Pela estatura, pela physionomia e ejpecialmente pelo gráo de coloração epidermica de taes hordas, mesmo quando residem distantes, pode-se notar uma certa semelhança de familia. Taes grupos parecem effectivamente mais ligados por causa deste parentesco, porque guerream-se menos do que é habitual entre outros grupos formados de membros mais differentes, muitas vezes ate de tribus diversas e com nomes que ora são escolhidos pelo fundador ou chefe do grupo, ora arbitrariamente derivados de certos animaes ou plantas. Desta categoria são as duas hordas dos Miranhas que habitam o Yupurá superior e que differem na lingua, os indios Passaro Grande e os Cobras. E é deste modo que a tribu dos Uainumas, já pobre em pessoal,

  1. Assim os Aimopiras e Potyuáras, tribus dosTupis, teriam os seus nomes dos chefes Amoipira e Potyuára (Noticia do Brazil. pg. 310. Vasconcellos. Chronica pg. 91.); os Aztecas, uma das sete tribus do povo de Anahuac, os Nautlacas ou Anahuatlacas, foram chamados mexicanos do seu chefe Mexi. Acosta. Hist. Natural y Moral de las Índias. Sevilla 1590. pg. 454 e 460.