Saltar para o conteúdo

Página:O precursor do abolicionismo no Brasil.pdf/146

Wikisource, a biblioteca livre
136
SUD MENNUCCI

diante do homem a quem devia o ter ascendido na vida, revelando-se a criatura reconhecida, respeitosa e profundamente grata que sempre foi. Mas não cedeu uma linha no âmbito de sua dignidade e de sua independência de espírito, de sua maneira de pensar e de agir.

O encerramento da polemica foi feita pelo negro, com um artigo a que deu o titulo “Pela ultima vez”, o qual, embora mui repetido, precisa ficar arquivado nas páginas desta biografia. Traz a data de 2 de dezembro de 1869 e é do seguinte teor:

PELA ULTIMA VEZ

“O meu ilustre mestre e honrado amigo, o exmio. sr. conselheiro Furtado de Mendonça, teve a infelicidade de ler com prevenção os meus escritos, traduziu mal as minhas idéas, tomou a nuvem por Juno e julgou-me com inconveniente precipitação.

A prova cabal deste asserto está estampada na sua primeira explicação que corre impressa “com carater oficial”. Eis o motivo porque eu tachei de “ingenua e notavel” essa publicação. Será isto um novo doesto?

Um meu distinto amigo e ilustrado colega da redação do “Radical Paulistano”, escreveu, em minha ausência, algumas palavras amargas, mas sinceras, relativamente á minha demissão. S. Excia. teve a feliz lembrança de amistosamente impôr-me a responsabilidade desse escrito.