Saltar para o conteúdo

Página:O precursor do abolicionismo no Brasil.pdf/261

Wikisource, a biblioteca livre

A FANTASIA DO SR. AURELIANO LEITE

O episodio de Viriato, porem, dado o seu prestigio na opinião publica, está fazendo carreira. Já ouvi, diversas vezes, recontar a passagem como absolutamente veridica e, o que é peor, narrada por alunos de escolas secundarias, nas quais os professores haviam lido ou interpretado o artigo do escritor maranhense.

Já se encontra, até em outra biografia, na dr. Aureliano Leite. O conhecido politico paulista, num trabalho publicado, a principio, no “Diario Popular” e reestampado, com varias modificações, na “Illustração Brasileira”, de março de 1930, e agora, se não me engano, encaixado no livro “Retratos á Pena”, afirma que “o pai, (de Luiz Gama) monstro, mas nobre, furtara-o, antes, á propria mãi.”

Quando li, a primeira vez, esse trabalho, andei dando tratos á bola para descobrir de onde o nosso colega teria haurido uma informação tão discordante com o que o proprio Gama dissera. Mais tarde, lendo o artigo de Viriato, descobri a “fonte” de onde viera o “caso”.

O sr. Aureliano Leite é responsavel, alem dessa, por mais algumas fantasias históricas sobre a vida do grande negro, inclusive uma de imputar a outros, erros que