Página:O sertanejo (Volume I).djvu/196

Wikisource, a biblioteca livre
192
o sertanejo

     — Oh ! Elle terá o cuidado de sumir-se de minha vista, pois sabe quanto lhe sahiria cara a graça ! redarguiu Marcos Fragoso com arrogancia de voz que mal encobria o vexame produzido pela allusão.

     — Aquilo foi uma surpresa vil ; acudiu o Ourem em abono do amigo. Se não fosse o imprevisto do ataque, nunca lograria o intruso arrebatar o argolão ao nosso Marcos Fragoso, que é campeão para maiores façanhas.

     — Todos nos sabemos que é ; mas tambem que o outro, o embuçado, não lhe fica apoz, disso não ha quem possa duvidar. O mesmo repente do assalto, como elle o praticou, surdindo n'um relance não se sabe d'onde, e arremetendo como um raio, não é proeza para qualquer.

     Esta observação partiu do alferes Daniel Ferro, que apesar de amigo e parente, não deixava de ter sua ponta de rivalidade com o Marcos Fragoso.

     — Todos os dias a estão fazendo nossos vaqueiros, Daniel Ferro, sem que lhe mereçam nota, quanto mais os gabos que lhe dá agora.

     — E que pensa, Fragoso, que nossos vaqueiros não seriam homens para medir peças em jogos de destreza aos mais esforçados paladinos de outras