Página:Os Esquecidos no Processo de Independência.pdf/21

Wikisource, a biblioteca livre

Lucia Maria Bastos Pereira das Neves Os esquecidos no processo da Independência: uma história a se fazer

Almanack, Guarulhos, n. 25, ef00220, 2020

http://doi.org/10.1590/2236-463325ef0022

ráter transatlântico das lutas em torno da nova ordem constitucional e liberal em espaços políticos herdeiros da antiga e então parcialmente fragmentada “monarquia pluricontinental dos Bragança”, na expressão de António Manuel Hespanha[1].

Outro exemplo refere-se ao autor de três cartas - redigidas em forma de panfletos, inclusive duas em resposta aos redatores da Malagueta e do Espelho[2]. Assinava seus panfletos como Trezgeminos Cosmopolitas. A mais marcante e original foi a carta intitulada “O Brasil visto por cima: carta a huma senhora sobre as questões do tempo”, publicada no Rio de Janeiro em 1822. Tal escrito continha dois pontos originais: primeiro, era endereçada a uma senhora e, segundo, empregava o artifício do uso do balão para apresentar a situação do Brasil naquele momento. Para José Murilo de Carvalho, a inspiração do texto vinha certamente de Jacques Garnerin (1769-1823), balonista francês que causou sensação quando propôs fazer um voo acompanhado por sua mulher[3]. O texto mesclava uma narrativa geográfica com as posturas políticas de um liberal moderado, mas que não demonstrava grande entusiasmo pelas democracias. Era um panfleto instigante que levantava, inclusive, a possibilidade do perigo de uma guerra racial no Brasil. Quem era Tresgeminos Cosmopolitas? Sob o nome estranho escondia-se o comerciante português José Silvestre Rebello, bastante conhecido a partir de 1824, quando foi designado encarregado de negócios em Washington em janeiro com a missão de obter o reconhecimento da independência do Brasil pelos Estados Unidos. O fato foi alcançado em maio do mesmo ano, apesar de suas desavenças com outro agente consular brasileiro - Antônio Gonçal-

21

Forum

  1. HESPANHA, António Manuel (ed.). Poder e instituições na Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.
  2. COSMOPOLITAS, Tresgeminos. Carta ao redactor da Malagueta. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, [1822]; REBELLO, José. Carta ao redactor do Espelho sobre as questões do tempo. Rio de Janeiro: Tip. Santos & Sousa, 1822.
  3. CARVALHO, José Murilo de. Introdução ao volume I. CARVALHO, José Murilo de; BASTOS, Lucia (MEU NOME NÃO TEM ACENTO); BASILE, Marcello (org.). Guerra literária: panfletos da Independência do Brasil (1820-1823). Vol. 1: Cartas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p. 69-70.