Saltar para o conteúdo

Página:Os heróes brazileiros na campanha do sul em 1865.pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre
— 7 —

e dizer: «E’ um filho que à Providencia......» e afogar-se-lhe no pranto a palavra, comprehende que o Sr. D. Pedro II é não só sensivel aos estremecimentos do amor paterno, senão tambem á sorte de seus subditos, a quem considera membros de sua familia participando-lhe a felicidade do seu coração.

Depois de pacificado o Imperio dessas commoções revoltosas com que o despeito do sentimento egoista e avido de poder, sob a mascara da política, tem illudido a fé publica e vestido de luto e de andrajos muitas familias, o Sr. D. Pedro II quiz mostrar-se a todos os seus subditos, para que elles vissem nos traços angelicos de sua physionomia, na nimia delicadeza de seu trato, na incansavel bondade de suas acções, na religiosidade de seus costumes, na robustez do seu talento e illustração, na actividade de seu corpo e de seu espirito, e na placidez de seu animo imperturbavel em face do perigo, uma protecção que nunca se descuida nem se esquece, e uma garantia ao seu bem-estar.

Com esta deliberação Sua Magestade demonstrou que bem comprehendêra as causas de semelhantes revoltas, e que além disso possue a aptidão do homem de Estado, que de prompto alcança e executa os meios de evitar a continuação dos males de qualquer ordem que porventura possão flagellar o paiz. No dia 5 de Outubro de 1845 partio Sua Magestade, acompanhado de sua Augusta Consorte, e dirigio-se a Santa Catharina, onde visitou os principaes municipios, e esteve de 12 de Outubro até 8 de Novembro, data em que seguio para a provincia do Rio-Grande do Sul, onde se demorou até 11 de Fevereiro de 1846, alegrando com a sua presença desde a capital até á campanha; e depois voltou a Santa Catharina, onde esteve até 17 de Fevereiro, dia em que partio para Santos e dahi para S. Paulo, regressando á corte no dia 26 de Abril do mesmo anno.

Aos 20 de Março de 1847 partio Sua Magestade para Macahé com o intuito de visitar varios municipios da provincia do Rio de Janeiro, e voltando por terra chegou a Nitherohy a 30 de Abril do mesmo anno.

Durante estas viagens Sua Magestade sorprendeu a todos, que vião na sua destreza e segurança a cavallo, na actividade de suas marchas, na indifferença com que passava a noite em uma boa cama ou em uma esteira, no fundo de um rancho ou sobre o balcão de uma venda, uma antithese perfeita do homem delicado, que nunca deixára o palacio e a côrte, e que por conseguinte, identificado com todas essas commodidades e grandezas que incessantemente cercão tão altas gerarchias, devêra necessariamente repugnar e sentir a privação desses commodos a que estava habituado; entretanto, com geral espectação, Sua Magestade, impassivel ao vento, á chuva e ao sol, parecia um homem afeito a viajar a cavallo selvas e campinas, e até stepes e Saharás.

Em 1849, 1850 e 1855, épocas fataes, em que a febre amarella e o cholera-morbus desvastárão o Imperio, e em que a côrte teve hospitaes a cada canto de rua para acudir de prompto ás victimas, que cahião como fulminadas por esse raio pestilento, quando o terror do contagio começava a afugentar a todos da cabeceira dos doentes, trazendo esse panico a funesta consequencia de familias inteiras morrerem ao completo abandono, Sua Magestade, estremecendo no receio de que semelhante desgraça progredisse, palpitando de amor pela vida de seus subditos, corre aos hospitaes afim de, com o exemplo vivo do seu procedimento, gritar aos corações de seus subditos por esses sen-