Página:Peregrinaçam 11 67v-73v.djvu/6

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fernão Mendez Pinto. 70

no negocio, lhes diſſe quaſi agaſtado, eu, ſenhores, & irmãos meus, tenho prometido a Deos com juramento ſolenne de me não yr daquy ate não auer â mão eſtes pobres ſoldados & companheyros meus por qualquer via que ſeja; ainda que ſobre iſſo auenture mil vezes a vida, quanto mais com deſpezas de minha fazenda que eu eſtimarey muyto pouco, pelo que ſenhores vos peço a todos muyto, muyto, muyto por merce q̃ ninguem me contrarie iſto de que tanto pende minha honra, porque juro à caſa de noſſa Senhora de Nazarè, que qualquer que o contradiſſer, me terà por tanto ſeu inimigo, quanto eu entendo que o ſerà̃ de minha alma quem for cõtra iſſo. A que todos lhe reſponderaõ que o que ſua merce dezia, iſſo era o milhor & o mais acertado, & que para ſua conſciencia por nenhum caſo deixaſſe de o fazer aſsi, porque elles todos o acompanharião ate porem as vidas por iſſo; elle lho agradeceo então muyto, & os abraçou a todos co barrete na mão, & lagrimas nos olhos, & muyta corteſia nas palauras, & de nouo lhes tornou a certificar que pelo tempo em diante lhe ſatisfaria por obras o que então lhes prometia ſò com palauras, com que todos ficaraõ de todo conformes & muyto ſatisfeitos.

CAP. LXIIII.

Como Antonio de Faria eſcreueo hũa carta ao Mandarim de Nouday ſobre o negocio destes catiuos, & a repoſta que teue della & o que elle fez ſobre iſſo.


TO mada eſta reſoluçaõ, ſe pós logo em conſelho que maneyra ſe auia de ter no proceder deſte negocio, & ſe aſſentou que a primeyra couſa foſſe fazerſe pacificamente diligẽcia co Mãdarim, mandandolhe pedir aquelles catiuos, & prometerlhe pelo reſgate delles o que foſſe razão, & que com a ſua repoſta ſe determinaria o que. ſe auia de fazer. E com iſto ſe fez logo hũa petiçaõ conforme ao eſtilo com que no auditorio ſe lhe cuſtuma a falar, & a mandou Antonio de Faria ao Mandarim por dous Chins dos que ſe tomaraõ, os que parecião de mais reſpeito, & com ella lhe mandou hũa odiaa que valia duzentos cruzados, parecendolhe que entre gente de primor aquillo baſtaua para não querer mais, o que foy muyto pelo contrario como logo ſe verà. Partidos os Chins que leuauão a petição & o preſente, tornaraõ logo ao outro dia cõ a repoſta eſcrita nas coſtas da petiçaõ, a qual era hum deſpacho que dezia deſta maneyra. Venna a tua boca diante de meus peis, & deſpois de ſeres ouuido te prouerey ſe tiueres

juſtiça.