Página:Peter Pan (Lobato, 1935).pdf/67

Wikisource, a biblioteca livre
PETER PAN
71

vidinha continuou muito feliz na casa de Wendy e na caverna subterranea que a menina arrumara na perfeição.

Essa caverna era uma gruta natural que as aguas haviam escavado na pedra, isso talvez no começo do mundo. Tão velha, que tinha barbas brancas no této — ou estalactites.

— Que vem a ser isso? perguntou Pedrinho.

Dona Benta explicou que em muitas cavernas as aguas das chuvas se coam na camada de terra que ha em cima e pingam do této. Ao atravessarem a camada de terra essas aguas dissolvem certos calcarios e, ao pingarem, esses calcarios dissolvidos endurecem outra vez. E, com o andar do tempo, formam-se compridas estalactites, que são penduricalhos que descem do této das cavernas até o chão.

Acontece tambem se formarem no chão, nos pontos onde a agua pinga, endurecimentos do mesmo genero, que se chamam estalagmites. As estalactites descem do této para o chão e as estalagmites sobem do chão para o této, até se encontrarem.

Dada a explicação, dona Benta continuou:

— Naquelas estalactites os meninos penduravam mil coisas — cestos de apanhar peixe, anzois, varas, porungas e brinquedos construidos por eles proprios. Bem no centro da caverna existia uma lareira.

— Que é lareira, vóvó? perguntou Narizinho.

— Aqui no Brasil temos o clima quente ou temperado e porisso não se usam lareiras nas casas. Nos países frios, porém, não existe quem não saiba o que é lareira, porque não existe casa sem lareira. E' o lugar de fazer fogo para o aquecimento da casa. Entre nós, e em todos os países quentes, fogo só ha na cozinha, para cozinhar. Nos países frios, alem desse fogo da cozinha ha o fogo para aquecer a casa. Mas isso unicamente nos paises atrasados. Nos países adiantados, em vez da velha la-