Página:Peter Pan (Lobato, 1935).pdf/82

Wikisource, a biblioteca livre
PETER PAN
87

mau cheiro horrivel. Chamava-se a Hiena dos Mares — e era mesmo uma hiena em fórma de navio. Hiena vocês sabem o que é.

— Sei, disse Pedrinho. E' um animal da familia dos Hienidias, muito feio, cabeçudo, peludo, que só anda de noite e come carniça. Animal da Africa e da Asia. O urubú das féras.

Dona Benta aprovou a ciencia do menino e prosseguiu.

— Pois tinha esse nome o navio do Capitão Gancho. No mastro principal flutuava uma bandeira vermelha, com uma caveira negra sobre dois ossos cruzados em forma de X.

Para esse horrivel navio tinham sido levados os pequenos prisioneiros, e chegados lá foram arremessados com toda a brutalidade ao porão, onde havia mais ratos nojentos do que ha estrelas no ceu. Enquanto os coitadinhos tremiam de pavor no porão escuro, o chefe dos piratas passeava pelo tombadilho, muito satisfeito consigo mesmo por haver num só dia derrotado os indios e aprisionado os meninos. De repente parou para perguntar a Capacete:

— "Estão os prisioneiros bem acorrentados, de modo que não possam fugir?

— "Sim, Capitão.

— "Nesse caso, traga-os cá para cima, ordenou ele, tomando assento numa velha cadeira de braços, que lhe servia de trono.

Os meninos foram conduzidos á sua presença, acorrentados dois a dois. O Capitão encarou-os com ar feroz e declarou que seis deles iam ser lançados ao mar com uma pedra ao pescoço, e que dois ficariam no navio como grumetes, a fim de virar piratas.

— "Você ai do centro, disse ele referindo-se a João Napoleão. Você tem bom jeito para grumete. Que tal a ideia de ficar comigo neste navio?