Página:Peter Pan (Lobato, 1935).pdf/83

Wikisource, a biblioteca livre
88
PETER PAN

João, que havia lido muitas historias de piratas e gostava de aventuras no mar, ficou logo seduzido com a perspectiva. Adiantou-se e disse:

— "Se eu ficar você me dá o nome de Jack, o Mão-Peluda?

O Capitão Gancho riu-se da lembrança e respondeu que sim.

"Nesse caso, fico! declarou João Napoleão, com os olhos a faiscarem de entusiasmo.

O chefe dos piratas fez a mesma pergunta a Miguel, o qual, em vez de responder, aproximou-se dele e, sem medo nenhum, bateu-lhe no hombro, dizendo:

— "Depende do nome que você me der.

— "Joe, o Barbanegra! Gosta?

Miguel gostou e declarou que ficava. Mas quando ele e João Napoleão souberam que para ser pirata a primeira coisa que tinham a fazer seria jurar guerra e odio ao rei, gritando: "Morra o rei da Inglaterra !" ambos desistiram da ideia. Como bous inglezinhos, conservavam-se leais ao seu soberano.

O Capitão Gancho ficou furioso e declarou que nesse caso teriam de morrer como os demais, afogados com pedras ao pescoço. Em seguida ordenou que trouxessem á sua presença a mãe daqueles meninos.

Wendy foi trazida de rastos e deixada sozinha em frente do terrivel chefe de piratas. Apesar do terror que esse monstro lhe inspirava, a menina soube dominar-se e não fazer má figura. O Capitão Gancho perguntou-lhe se tinha alguma recomendação a fazer aos filhos, dos quais ia separar-se para sempre. Wendy voltou-se para os meninos e falou deste modo :

— "Já que vocês têm de morrer nas mãos destes bandidos, que morram como verdadeiros herois. E' isto o que as suas verdadeiras mães diriam se estivessem no meu lugar. Viva o rei da Inglaterra!