Página:Revista Kósmos - ano 1907 - edição 03.pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
KOSMOS

Spence Bate descobriu ser o caso de Acanthonotus owenii e Atylus carinatus e eu posso affirmar, com respeito a um Atylus destes mares, notavel pelas suas branchias plumosas; — e que, de tudo isto, agora, quando o numero crescente de Amphipodes conlecidos e a sua divisão em generos numerosos dahi decurrentes, nos compelle a descer á insignificantes caracteres distinctivos, devemos comtudo, hesitar antes de empregar o flagelo secundario como caracter generico.

O caso de Melita fresnelii, por isso, não póde excitar duvida alguma pelo que diz respeito a theoria Darwinista.


CAPITULO III
MORPHOLOGIA DOS CRUSTACEOS
AS LARVAS NAUPLIUS

Se a ausencia de contradicções entre as consequencias deduzidas das vistas de Darwin, para uma secção estricta e, por tanto, facilmente inspeccionada, devia nos predispor a seu favor, seria um facto acolhido como um triumpho positivo da sua theoria, se conclusões chegadas de longe, fundadas sobre esta, pudessem subsequetemente ser confirmadas por factos, de cujo realdade a sciencia, no seu estado primitivo, de modo algum nos permittia suspeitar.

Dos muitos resultados deste genero a que eu possa me referir, escolho como exemplos dous que, foram de particular importancia para mim; e reporto ás descobertas, cuja alta significação na morphologia e classificação dos Crustaceos, não será negada mesmo pelos adversarios de Darwin.

Considerações sobre a historia evolutiva dos Crustaceos, conduziram-me á conclusão de que, se os mais elevados e mais infimos d'estes seres fossem, todos derivados de progenitores communs, os primeiros tambem deveriam, em outros tempos, ter passado pelas condições Naupliiformes. Logo depois, eu descobri as larvas Naupliiformes dos camarões («Archif fur Naturg.» I, pag. 8, 1860); e devo convir que esta descoberta, me trouxe a primeira inclinação á favor de Darwin.

Como Claus, eu não considero os ollos dos crustaceos como membros e, por isso, não admitto segmento ocular; por outro lado, eu conto a peça caudal mediana, á qual, o caracter de um segmento é frequentemente negado. Contrária á sua interpretação como um segmento do corpo, só pode ser citada a falta de membros; á seu favor, temos a relação do intestino que, commummente, se abre nesta peça; e ás vezes, mesmo, a atravessa em toda a extensão, como em Microdeutopus e alguns outros Amphipodes. Em Microdentopus, como Spence Bate já mostrou, é-se mesmo conduzido á encarar os pequenos processos desta peça tubular caudal, como rudimentos de membros. Bell tambem («Brit. Stalk-Eyed Crust.» pagina XX) consigna ter observado membros do ultimo segmento em Paloemon serratus, sob a forma de pequenos pontos moveis. Tem-se tentado, frequentemente, dividir os Crustaceos elevados em pequenas secções, compostas de egual numero de segmentos, consistindo essas secções de 3, 5 ou 7 segmentos. Nenhuma destas tentativas encontrou, sempre, a acceitação geral; as minhas proprias investigações, me conduzem á concepção que, quasi se aproxima da de Van Beneden. Eu admitto quatro secções, de cinco segmentos cada uma, — o corpo primitivo, o anterior, o posterior e o mediano. O primitivo inclue os segmentos. que a larva Naupliiforme traz para fora do ovo; elle é ulteriormente dividido pelas secções mais novas que, se desenvolvem em em seu meio em cabeça e cauda. Á este corpo pertencem os dous pares de antennas, as mandibulas e os pés caudaes («par posterior de pleiopodes», Sp. Bate.). Mesmo no animal adulto o facto de que estas secções terminaes pertencem á ambas, ás vezes, é trahido pela semelhança de seus appendices, especialmente os do ramo externo dos pés caudaes, com o ramo externo (a chamada escama) do segundo par de antennas. Como as antennas, os pés caudaes podem tambem se tornar os portadores de apparelhos altamente sensitivos, como é mostrado pelo ouvido de Mysis.

A sequencia das secções do corpo em ordem chronologica, parece ter sido originalmente que, primeiro foi formado o corpo anterior, depois o posterior e finalmente o mediano.

O corpo anterior parece, no animal adulto ser inteira ou parcialmente amalgamado á cabeça; os seus appendices (siagonopoda, Westwood) são total ou parcialmente uteis á recepção do alimento e, na regra, frisantemente distinctos dos do grupo seguinte. Os segmentos do corpo mediano, parecem sempre desenvolver os membros, immediatamente depois da sua propria apparição, emquanto os segmentos do corpo posterior permanecem, quasi sempre, destituidos de patas, no percurso de grandes periodos da vida larvar ou mesmo durante a vida (como em muitas femeas de Diastylideos); uma razão, entre muitas outras, para não se considerar, como é commum, o corpo mediano dos Crustaceos, como equivalente ao abdomen dos Insectos, constantemente desprovido de pés. Os appendices do corpo mediano (perciopoda) nunca mostram, mesino na mais joven forma, possuir dous ramos eguaes, peculiaridade que commummente caracterisa os appendices do corpo posterior. Esta é uma