Página:Stradelli 1929 vocabularios.djvu/20

Wikisource, a biblioteca livre
GRAMMATICA-NHEÊNGATÚ
19

gente; Mira-cân-uéra—ossada de gente, sendo que neste ultimo ex. o N do cân não se deve ler fazendo syllaba com uéra. mas destacadamente como pertencente á syllaba anterior.

PARTES DO DISCURSO

§36 — As palavras nheêngatús, estudadas morphologicamente, sem preoccupar-se com o lugar que occupam na contrução da phrase, se podem dividir em oito grupos: — Substantivo, Adjectivo, Pronome, Verbo, Adverbio, Preposição (melhor Posposição), Conjuncção e Interjeição.

O artigo não existe.

Omittimos o particípio graças á lição do Julio Ribeiro, que ensina ser parte integrante do verbo. Não seguimos, todavia, este auctor quanto ás interjeições, porque na nossa boa lingna, especialmente com as explosivas, tornam-se lima verdadeira parte do discurso, cujo uso não pode deixar de ser estudado numa Grammatica.

SUBSTANTIVO

§ 37 — O substantivo é o nome proprio nu appellativo das pessoas ou das cousas concretas e existentes ou ideaes phantasticas, e pode figurar no discurso sem presuppÓr a existencia de outra parte qualquer deste, isto é, pode sub-sistir por si mesmo.

§ 38 — Attendendo a seu modo de formação este pode ser primitivo ou secundaria, isto é, a sua formação pode ser originaria ou secundaria.

§ 39 — Os substantivos de tormaçilin primitiva ou origi-naria em nheêngatú. como em outra qualquer língua conhe-cida, não seguem nenhuma lei no seu modo de formação. Nascidos, como são, ao sabor das circunstancias. couto que ao acaso, mulita; vezes revelam uma feição especial na mentalidade dos povos que os erram, recebendo um ar de familia que lhes dá uma physionomia toda sua, ainda assim escapam por vla de regra a qualquer tentativa de agrupa-mento, a qualquer systematização morphologiea.

Nelles se comprehondem, salvo raras oxerpções. os nomes proprins e particulares. assim como unia grande parte dos appellativos e colamos, que Indicam as cousas mais come-sinhas da vida de todos os dias.

§ 40 — Os substantivos de formação secundaria, os que se formam nu se formaram comi) que depois que a língua tinha já adquirido uma certa fixidez. servem para indicar nomes de objectos nu ideias novos e se formam com elementos pre-existentes. com significação própria e determinada, que re-