Página:Stradelli 1929 vocabularios.djvu/22

Wikisource, a biblioteca livre
GRAMMATICA-NHEÊNGATÚ
21

racá — chocalho — isto é, chocalho de pedra. Itaoca — composto de Itá — pedra e Oca casa, isto é, casa de pedra.

     § 45 — Em geral as palavras que concorrem a formar o novo substantivo se pronunciam e escrevem pura e simplesmente uma em seguida da outra, especialmente si a final da primeira sendo vogal encontra a segunda começando por consoante.

     Quando, pelo contrario, das duas palavras uma acaba e outra começa por uma mesma vogal, uma dellas desapparece por elisão, Ex. Mirapara —, composto de mirá — pao e apára — curvo, torto.

     Quando das duas vogaes que se encontram, embora differentes, uma é accentuada e a outra é muda, esta é que se elimina e desapparece. Ex. Yára — canôa, de Y — agua e Iára — dono; Pirarucú — casta de peixe de escamas vermelhas, do pirá — peixe e urucú — casta de fructa que dá tinta vermelha.

     $ 46 — Algumas vezes parece que haja excepção ás regras acima enunciadas e que, na juncção de duas palavras preexistentes para formar uma nova, a eliminação não se limite a uma vogal, mas haja eliminação de uma syllaba e alguma vez de duas.

     A excepção não é sinão apparente, e provém de que na formação da nova palavra as componentes são utilizadas na sua fórma absoluta e alguma vez obsoleta, em que a syllaba ou syllabas, que parecem desapparecer por eliminação, na realidade não existem. Ex. Tupáca e Tupaoca, duas fórmas que querem ambas dizer casa de Deus, não provém de Tupana e Oca, e sim de Tupã e Oca — dando-se pois em um caso o desapparecimento da vogal menos esculpida. YarapéIgarapé, não provém de Yara — canôa e rapé — caminho, mas decorre de Yára e , com o mesmo significado, pelo que se dá apenas uma simples juxtaposição. Piránha — casta de peixe de dente temivel — da mesma fórma não provem de Pirá — peixe e Sanha — dente; mas da fórma obsoleta — anha — que deu Tiánha — forquilha, isto é, dente da ponta, de Ti — focinho, nariz, bico, ponta. Miranha: — dente de gente, gente voraz, de mira — gente.

     § 47 — Pelo contrario, algumas vezes entre a vogal com que acaba a primeira e começa a segunda das palavras componentes do novo substantivo se insinua uma consoante, que parece euphonica. Ex. TuixáuaTuxáua — de Tuí — sangue e A’ua — aquelle do sangue, Yuycuí — areia, — de Yuy — terra e Ui — farinha.

     § 48 — Os substantivos de formação regular são aquelles que se formam additando-se á palavra que serve como de