Página:Tratado de Algebra Elementar.djvu/13

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


cionaes: a primeira inteira e a segunda fraccionaria; em quanto que , e são irracionaes.

Muitas vezes considera-se a natureza da expressão sómente em relação a uma letra. Assim

é uma expressão algébrica racional e inteira em relação a x, pois que não contém debaixo de radicaes nem em denominadores.

9. Termo é a expressão algébrica em que não ha inlerposição do signal + ou —. Taes são as expressões: ,.

Termo positivo é o termo precedido do signal +. Termo negativo é o termo precedido do signal —. O termo, que não é precedido de signal, considera-se positivo.

Termos similhantes são os que contêm as mesmas letras affectadas respectivamente dos mesmos expoentes, sejam quaes forem os signaes e os coefficientes. Assim, , , são termos similhantes; e pelo contrario não são similhantes os termos e , pois que a letra não tem o mesmo expoente em ambos.

Grau de um termo é a somma dos expoentes dos seus factores literaes; e grau de um termo em relação a uma letra é o expoente d'essa letra. Exemplo: é um termo do nono grau; e, além d'isto, é um termo do segundo grau em .

10. As expressões algebricas, em relação ao numero dos seus termos, dividem-se em monomios e polynomios.

Monomio é a expressão algebrica composta de um só termo. Polynomio ê a expressão algébrica composta de dois ou mais termos. Ha dois polynomios que têm nomes particulares: o polynomio de dois termos chama-se binomio, e o de três, trinomio.

As expressões , são monomios.