Página:Tratado de Algebra Elementar.djvu/64

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


grau do rqdicMk Porque temos

Var" x l pj (n.° 78, 2.°) = "/«™x Vò = °Ví

2.° Para escrever debaixo de um radical um factor, que está fóra, basta elevál-on uma potencia, designada pelo grau do radical.

Porque, pelo principio antecedente, temos

'/aMb = a'Vu: i ec. proccmente aVb = Viá"'b.

8$. O primeiro principie do numero antecedente forneee-nos o meio para simplificar um radical, isto è, para o transfcrmar em outro equivalente, de modo que os Expoentes dos factores que elle affecla, sejam menores do que o seu i.idice.

Para isso, decompõe-se o coefficiente numérico em factores pri- mos, e decompõe-se cada expoente em duas parcellas, uma das auaes sem o maior múltiplo do indice do radical contido no ex- poente, e a outra o excesso cio expoente solre este muhiplo. Feito islo, tiram-se para fóra do i adical os factores, que têm raiz exacta. As"im

teí^à e ví,

3/64Sai V'23x33X3 BWW

= 1 x 3iVò *òc* = 6a36V3^ bê,

fetf- S + -= /3(«2-2Õ6 J6*)= /\\a -bX*=(a - 6)/*í.

§8. Hadicaes similhantes são os radicaes do mesmo grau, que affectam as mesmas quantidades, ou que se podein tornar as mesmas, depois de simplificados os radicaes.

8*». Para sommar on sublruhir radicaes, indicam-se estas opei ações por meio dos signaes respectivos, e, se howfer radicaes sin dhuntes, faz-se a reducção. Exemplos:

7/2a +3 /2a = 10 /2a; 3n" b - - Sc= - (3a — »c) Vb;

\Ubaii' + b mã= /â5 x 3ãjà + 6/3 x 82a

= 46/3 a 4 56 /3a = 9b /3a \