Página:Uma campanha alegre v2 (1891).pdf/215

Wikisource, a biblioteca livre

dois lacaios de cabelleira: o anafado frade domini. cano cheio dos favores da côrte, demandista e ra. bula, occupado na intriga e dirigindo occultamente as venerandas cabelleiras do desembargo do Paço: a multidão pittoresca dos frades eruditos, cheios de rapé e de textos, esquecidos nos silencios das altas livrarias: o padre plebeu, brutal e devasso, que tomava a monte a clavina: o padre fanatico, possuido de um Deus inquieto, avido de dominio, absolutista e sujo.

Hoje temos o padre Couto e o José Maria, genero constitucional. Aquillo intriga nas secretarias, aquillo negoceia uma missa de doze ou de cruzado, aquillo seduz as cosinheiras, aquillo faz negocio de bentinhos. É contra isto que o povo se revolta.

Portanto o Porto queria fazer alguma coisa solemne, estrondosa, festiva, contra estes sotainas, diz elle.

Fez a festa do dia 8 de junho. Outra data de que Vossa Magestade se não recorda, não é verdade? Tal é o ephemero da vida. Se Vossa Magestade encontrar ahi sob alguma placida ramada de myrtos, Napoleão, falle-lhe em Austerlitz, falle a Shakspeare em Hamlet abrirão olhos surprehendidos, calar-sehão. Não se lembram!

Ora pensando que o jesuita representa o absolu. tismo, o legitimismo, a forca, o convento, o dizimo,