Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/291

Wikisource, a biblioteca livre
227

no centro dos bosques, e por todas as sortes e gestos convidam-nos a seguil-o afim de tomarem parte na sua felicidade.

A joven donzella representa a esposa de Jesus Christo, a santa igreja, seo canto harmonioso a prédica do Evangelho, seo peito, onde são acolhidos os proprios animaes irracionaes, a misericordia divina com todo o seo poder, as agoas sem veneno, os sagrados sacramentos, o feroz Unicorne, os infieis, e Martinho Francisco, por seos discursos e exemplos, foi a primeira acquisição, seguida de muitas outras.

Não se tinham passados seis mezes, e ja se experimentavam grandes effeitos, porque tendo elle convertido e instruido muitos habitantes de Tapuitapéra de todas as idades, mandou-nos os mais instruidos e intelligentes ao Forte de Sam Luiz para serem baptisados, o que fez, depois de os reter comigo por algum tempo para experimental-os em seos desejos.

Augmentando-se diariamente o numero dos catecumenos em Tapuitapéra foi necessario ahi ir o Rvd. padre Arsenio para baptisar muitos d’elles, dignos d’essa graça tanto pelo seo desejo, como pela sua instrucção christã.

Tinha Martinho edificado uma Capella, e junto d’ella uma casa, no meio de sua aldeia, com o auxilio dos outros christãos e selvagens ahi residentes.

Benzeo o padre a Capella, e tomou conta da casa, onde foi vesitado e sustentado em quanto ahi esteve, por christãos e selvagens.

Depois que baptisou os que para isso julgou aptos, foi vêr algumas aldeias da provincia, e o seo principal soberano, e por toda a parte foi muito bem acolhido, manifestando todos em geral o desejo de serem christãos, e de terem padres em suas aldeias.

Alcançou o bom homem Martinho Francisco nome honroso, dado pelos habitantes de Tapuitapéra em recompensa de seos trabalhos e fadigas para fazel-os christãos por ter