Saltar para o conteúdo

Página:Vidas seccas.pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre
30
Graciliano Ramos

Mentalmente jurava não emendar nada, porque estava tudo em ordem, e o amo só queria mostrar auctoridade, gritar que era dono. Quem tinha duvida?

Fabiano, uma coisa da fazenda, um traste, seria despedido quando menos esperasse. Ao ser contractado, recebera o cavallo de fabrica, perneiras, gibão, guarda-peito e sapatões de couro cru, mas ao sahir largaria tudo ao vaqueiro que o substituisse.

Sinha Victoria desejava possuir uma cama igual á de seu Thomaz da bolandeira. Doidice. Não dizia nada para não contrarial-a, mas sabia que era doidice. Cambembes podiam ter luxo? E estavam ali de passagem. Qualquer dia o patrão os botaria fóra, e elles ganhariam o mundo, sem rumo, nem teriam meio de conduzir os cacarecos. Viviam de trouxa arrumada, dormiriam bem debaixo dum pau.

Olhou a catinga amarella, que o poente avermelhava. Se a secca chegasse, não ficaria planta verde. Arrepiou-se. Chegaria, naturalmente. Sempre tinha sido assim, desde que elle se entendera. E antes de se entender, antes de nascer, succedera o mesmo — annos bons mistu-