Parnaso mariano (1890)/Notas/Gregorio de Mattos Guerra

Wikisource, a biblioteca livre

Gregorio de Mattos Guerra (LXXI). Quando escrevemos do bahiano Eusebio de Mattos, referimo-nos tambem a este seu irmão mais novo, que se formara em Leis e Canones na Universidade de Coimbra. Deixou elle, segundo consta, ampla collecção de poesias, pela maior parte ineditas. Devemos ao nosso venerando e muito presado amigo, o sr. Antonio José Viale, a copia d’esta glosa, que muito vale pelo merito litterario e pelo sentimento religioso.

Costa e Silva diz d’este poeta que: «foi um talento original, e um dos alumnos que entre nós fizeram mais honra á eschola hespanhola. O seu estylo é energico, a sua graciosidade natural, posto que ás vezes demasiado picante, a sua versificação fluida e correcta; a sua linguagem rica, especialmente em termos e phrases populares e familiares...» Innocencio (no Dicc. Bibliog., t. 3.o) observa que «concedendo que a maior parte das poesias de G. de M. sejam na realidade outras tantas satyras... ha ainda assim entre ellas outras repassadas do espirito de devoção, e respirando taes affectos de christandade, que bem podiam remir as culpas do auctor...» D’elle se citam dois sonetos, feitos no desengano da morte, d’um dos quaes selectamos os versos seguintes:

Pequei, Senhor; mas não porque hei peccado,
Da vossa alta piedade me despido:

·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·

Se basta a vos irar tanto peccado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:

·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·

Se uma ovelha perdida, já cobrada,
Gloria tal, e prazer tão repentino
Vos deu, como affirmais na Sacra Historia;
Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada;
Cobrae-a e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa gloria.

Ferdinand Wolf (Le Brésil Littéraire) affirma d’elle o seguinte: «Comme jurisconsulte il se distingua bientôt tellement par sa manière ingénieuse de traiter les affaires, qu’il fut nommé juge criminei d’un quartier ainsi que curateur des orphelins et des personnes absentes d’un arrondissement. Le célèbre jurisconsulte Pègas parle de ses jugements comme de modeles de science juridique.» O conego J. C. Fernandes Pinheiro (Curso Elementar de Litteratura Nacional), transcrevendo alguns dos versos satyricos de Mattos, aecrescenta que: «a sua poesia é rica de ornatos e d’uma infinidade de phrases populares; vivas as suas pinturas, e profundos e penetrantes os seus golpes. Resente-se o seu estylo dos conceitos e trocadilhos que constituiam o vicio radical d’essa eschola castelhana a que elle se presava de pertencer.»

Gregorio de Mattos nasceu na Bahia a 20 de dezembro de 1633 e falleceu em Pernambuco em 1696 na edade approximada de 73 annos.