Saltar para o conteúdo

Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira/Sugestão de leitura complementar

Wikisource, a biblioteca livre

SUGESTÃO DE LEITURA
COMPLEMENTAR

Em 1997, o Dr. Paulo César Bhering Camarão, que concedeu entrevista para este livro, publicou o livro “O Voto Informatizado: Legitimidade Democrática”, da editora Empresa das Artes. Nesse livro, Camarão descreve os trabalhos realizados para a implantação das urnas eletrônicas para as eleições de 1996. É um livro rico em documentos e transcrição de discursos oficiais.

Em 2021, Giuseppe Janino, que também concedeu entrevista para este livro, publicou o livro: “O quinto ninja”, que narra sua participação, no período de 25 anos, no desenvolvimento da urna eletrônica e seu aprimoramento durante sua trajetória como servidor concursado do TSE.

Também em 2021, o TRE-BA publicou o livro “25 anos da urna eletrônica: tecnologia e integridade nas eleições brasileiras”. O livro contém uma entrevista com o ex-Ministro Carlos Velloso, além de artigos, resgatando a história da urna e os benefícios de sua implantação.

A urna eletrônica também foi tema de muitas dissertações de mestrado e teses de doutorado que podem ser encontradas pela internet . Algumas dessas pesquisas retratam como a informatização do voto foi fundamental para o processo de redemocratização do voto.

Já o site do TSE, sempre muito transparente, apresenta todas as informações sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral brasileiro, a legislação e, principalmente, informações de combate às fake news, disseminadas nas redes sociais.

Este trabalho é regulado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0).