Utilizador Discussão:Lord Mota

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre

Poemas[editar]

Bem-vindo ao Wikisource!

Para tentar compensar um pouco as lacunas de documentação eu costumo acompanhar de perto as primeiras edições de cada usuário, então não estranhe se eu vier te pentelhar mais vezes além de nesta mensagem.

Eu ia te oferecer trabalhar com o recurso de originais embebidos com os textos mas, nos dois autores que você se interessou até o momento, as digitalizações estão um pouco complicadas. Em todo caso, resumo abaixo como estão as coisas com ambos, caso se interesse, e deixo uma dica para os casos de textos sem digitalizações junto.

  • Álvares de Azevedo: como todas as publicações dele foram póstumas, a obra toda acabou sendo publicada em edições quase que contemporâneas, como esta de três volumes, que temos o "esqueleto". A Se eu morresse amanhã eu tomei a liberdade de converter para o modo com originais, para exemplificação. Caso se interesse em editar nesse modo fique à vontade. Pode inclusive servir para mais tarde localizar os diversos textos da Lira dos Vinte Anos que estão espalhados ao longo desses três volumes e transformar as páginas simples em páginas com originais;
  • Junqueira Freire: o único livro dele que já foi digitalizado em alguma das iniciativas que conheço já foi transcrito em texto em outro site. Há como importar esse material com alterações menores a serem feitas, o que geraria trabalho duplicado e talvez até mesmo desperdiçado se eu te sugerisse esse livro para editar. A boa notícia é que as poesias que você inseriu não são desse livro, então por coincidência não houve nenhum desperdício =)

A dica para essas transcrições em que não há como inserir uma digitalização junto é criar as fichas de dados. Elas funcionarão de forma similar às referências da Wikipédia e com o mesmo princípio delas (passar segurança a quem consultar que aquilo tudo não é fraude ou coisa do tipo). Para criar uma, basta seguir o link [iniciar], que instruções e formulário pré-preenchido serão exibidos. O único dado que você precisará inserir de forma correta é o de referência=, que será um simples link de onde você copiou o texto. Os outros eu ou alguém pode corrigir/adicionar depois, mas esse é fundamental por de um site a outro existirem diferenças quase imperceptíveis nos textos, mas que alteram desde o ritmo de leitura até a frases inteiras.

Qualquer dúvida, ou se quiser que eu procure a digitalização de algum outro livro/autor para editar nela ou qualquer outra coisa, basta me procurar. Lugusto 06h09min de 23 de novembro de 2014 (UTC)[responder]