Utilizador Discussão:Nevinho

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Olá, {{subst:PAGENAME}}!

{{subst:#if:|Eu sou [[Utilizador:{{{1}}}|{{{1}}}]] e lhe dou boas-vindas|Boas-vindas à}} Wikisource, um projeto colaborativo livre voltado para a construção de um acervo digital de livros e textos em domínio público, ou em licença aberta que sejam relevantes para o público geral, utilizando uma comunidade wiki.

Se você deseja colaborar, sugerimos que leia as seguintes páginas:


Informações adicionais:

  • Ao postar mensagens em páginas de discussão de usuário, de um texto ou no Café dos Novatos, sempre assine suas mensagens . Para isto, após escrever sua mensagem, digite ~~~~: sua assinatura será postada automaticamente ao salvar a página.
  • A comunidade Wikisource é muito flexível em relação a erros de novatos, por isto não hesite em editar: caso cometa erros, usuários experientes sempre ajudarão na sua edição. No entanto, como um projeto sério, alterações intencionais sem sentido serão coibidas.
  • Os usuários experientes da Wikisource discutem sobre aspectos técnicos e administrativos do projeto na página Wikisource:Esplanada. Você é convidado a participar destas discussões.
  • Referencie todo conteúdo que você incluir na Wikisource: buscamos oferecer conteúdos confiáveis e em licença aberta, e conteúdos sem referência poderão ser apagados. Leia Wikisource:Fontes de Referência para mais detalhes.
  • Se você entrou na Wikisource porque um conteúdo seu ou de terceiros, protegido por direitos autorais, foi disponibilizado na Wikisource sem autorização, por favor comunique imediatamente à Esplanada para que possamos avaliar o caso e tomar as medidas cabíveis.


Boa estadia e bom trabalho!

Ozymandias 19h26min de 22 de junho de 2009 (UTC)

Tutoria[editar]

Olá, Nevinho,

Não há um programa de tutoria no Wikisource, pelo menos ainda não foi implantado qualquer. Eu mesmo tive de aprender quase tudo sozinho, lendo aqui e ali, recolhendo informações nos Sources em outras línguas e conhecendo de perto as "manhas" da engenhoca. Caso seja de seu interesse, posso ensinar-lhe alguma coisa, uma vez que estou aqui há alguns meses, acabei tornando-me administrador para combater os vandalismos correntes e proteger um pouco o projeto daqueles que não querem auxiliar, mas aparecem para atrapalhar.

O primeiro passo é ler as informações disponíveis no Livro de estilo. Não são muitas, mas podem ajudar. Outra opção é ler todas as informações existentes na Esplanada e outras páginas de discussão dos projetos existentes aqui. Lá há muito para se aprender. Uma outra dica é comparar documentos e ver como foram feitos para seguir o mesmo padrão. Apesar de muita coisa necessitar de mudanças (e não consigo fazer tudo sozinho), já dá para trabalhar com o que encontrar editado. Com o tempo, em uma força tarefa, poderemos conversar e ver o que podemos aperfeiçoar para o futuro.

Há, ainda, o Portal comunitário que pode ser de grande valia para suas primeiras incursões. Lá encontrará muita coisa para ler e, também, outras ligações que te levarão a algumas páginas importantes e interessantes do Projeto.

Bom, de início acho que é só. Fico muito feliz que tenha chegado para dar uma força e espero que continue com as edições. Não tenha medo, pois estarei sempre por aqui para auxiliá-lo caso algo tenha sido feito de forma inadequada. Costumo vir até aqui duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite. Então, que comecem as edições de Nevinho! Teeth.png

Um grande abraço, paz e bem, Manoel FernándezMsg 21h17min de 22 de junho de 2009 (UTC)

P.S.: Na esplanada, você acabou por editar sua dúvida em uma subpágina, mas não há problema. Da próxima vez, clique direto na esplanada e, depois, em iniciar novo tópico e siga as instruções, certo? Smile.png Parece complicado, mas depois você se acostuma com o negócio!